As soldas são ligas metálicas com ponto de fusão mais baixo que o metal que se quer soldar. Sua função é unir partes das jóias de forma definitiva. Cada solda possui tipos e quantidades de ligas variadas, que combinadas, lhe conferem características particulares como: maior ou menor ponto de fusão, resistência e cor.
A solda é a essência da ourivesaria, pois é impossível que alguém se torne um bom ourives sem antes dominar o maçarico. As manchas das soldas estão diretamente relacionadas ao tipo e as quantidades das ligas utilizadas, portanto pode-se resolver o problema reduzindo-se ao máximo a quantidade de ligas. Os ourives mais perfeccionistas possuem pelo menos três tipos de solda (baixa, média e alta fusão), para cada coloração de jóia. Particularmente, gosto de testar várias combinações de ligas e, depois de muitas experiências, cheguei a conclusão que é perfeitamente possível realizar soldagens sem aumentar muito a porcentagem de ligas, mas para isto é preciso controlar a temperatura da chama do maçarico com mais cuidado para evitar deformar ou derreter a peça. Cada ourives possui suas próprias fórmulas descobertas de forma experimental ao longo dos tempos. Para efeito de aprendizado pode-se utilizar apenas um tipo de solda (médio ou baixo ponto de fusão). À medida que se vai dominando as técnicas de solda, no decorrer do curso, os alunos irão aprendendo outras soldas para trabalhos mais sofisticados.
SOLDA PARA PRATA
Como fazer:
Ex.: Pese um grama de prata 1000 e acrescente 2,5 décimos de latão para solda forte, 3 décimos para solda média e 3,5 décimos para solda fraca, faça a fundição e lamine com 0.25mm e lixe com lixa 1000 até eliminar toda impureza e oxidações superficiais. Dica: Liga de latão é a mistura de zinco com cobre.
Solda para ouro
Como fazer:
Ex.: Pese um grama de ouro 18k e acrescente 2 décimos de solda de prata média, faça a fundição e lamine com 0.25mm e lixe com lixa 1000 até eliminar toda impureza e oxidações superficiais.
Modo de fundir as ligas de solda
Em um cadinho, coloque os metais na seguinte ordem:
-Primeiro as ligas, depois acrescente o ouro e/ou prata por cima, após o derretimento misture bem.
-Despeje na rilheira, espere esfriar e coloque para branquear.
-Lamine até a medida de 0.25mm.
-Lixe ou escove até que brilhe.
(dica) No caso da fusão de pequenas quantidades, pode-se colocar tudo junto, mas tomando-se o cuidado de aquecer os metais com menor ponto de fusão e/ou menor quantidade por último.
Wanderley Suguino.
Bom dia ! A solda pode manchar de escuro um anel de ouro ? Isso é um erro primário ou é algo comum ?
ResponderExcluir