terça-feira, 1 de junho de 2010

Acabamentos e outras técnicas de trabalhos com metais prata e ouro

Repoussè/repuxado ou Cinzelado - técnica artesanal utilizada para produzir relevos na superfície do metal. O metal é trabalhado pelo avesso, com o uso de marteletes ou punções.


Filigrana - técnica de decoração do metal, feita com finos fios de ouro, formando desenhos em espaços vazados ou sobre o metal.


Granulado - consiste na união de pequenos grãos de ouro ou de prata, ligados entre si ou sobre uma superfície de metal, sem utilizar solda externa.


Mokume Gane e Kum Boo - técnicas diferentes para a união de diversas lâminas de metal de diferentes cores. Estas lâminas podem ser unidas através de solda ou fusão.


Incrustação - Consiste na aplicação de metais macios, como o ouro e a prata, no interior de superfícies mais duras, normalmente de ferro, aço e bronze.


Gravação - consiste em talhar desenhos ou inscrições no metal.


Esmaltagem - técnica decorativa para colorir a superfície do metal. Os esmaltes são compostos de potássio, sílica e coloridos com óxidos metálicos que são aplicados sobre o metal fundindo a altas temperaturas. Antigamente era a utilizada a técnica de “cloisonnè”, onde espaços limitados por tiras de metal eram preenchidos por esmaltes, mas hoje é possível encontrar diversas técnicas de aplicação, incluindo a esmaltagem a frio – muito utilizada na joalharia italiana actual.


Polimento - acabamento de alto brilho.
Acabamento com Jacto de vidro - acabamento fosco, mais ou menos acetinado, dependendo do material utilizado na aplicação do jacto ( como vidro/areia e microesferas de vidro ).


Lixado - acabamento feito com lixas de diversas granulações, criando os mais diversos efeitos.


Martelado - pequenos martelos são utilizados na superfície do metal, criando efeito rústico.


Escovado - acabamento que pode ser trabalhado com diferentes escovas apropriadas para dar este efeito.


Tessuto - acabamento utilizado com metal e diamantes calibrados, criando efeito do tipo tramado.


Diamantado - é um processo feito com ferramenta de ponta diamantada, que permite um brilho na superfície da peça, como se estivesse cravada de diamantes.


Riscado – acabamento feito com técnica através de buril


Banho de Ouro/prata - revestir de ouro qualquer peça metálica através de banhos.


Texto a seguir adaptado de: http://ajoalheria.blogspot.com/2008_05_01_archive.html